10 filmes para ensinar empatia para as crianças

Receba dicas e conteúdos exclusivos para a educação do seu filho.

A empatia é uma habilidade fundamental que nos permite compreender e compartilhar as emoções e perspectivas dos outros. É a capacidade de se colocar no lugar do outro, de imaginar como ele se sente e de responder com compaixão e cuidado. Nesse sentido, é muito importante que as crianças consigam, desde cedo, desenvolver essa habilidade.

+ Saiba como conseguir bolsas de estudos de até 80% para seu filho(a)

Através da empatia, podemos criar laços mais profundos com as pessoas ao nosso redor, cultivando uma conexão emocional e um senso de compreensão mútua. Por isso, separamos uma lista com 10 filmes para ensinar empatia para as crianças.

1. Divertida Mente

Essa animação da Disney/Pixar explora as emoções e ensina a importância de entender e aceitar os sentimentos dos outros. Nela, podemos ver que as emoções de Riley, que tem apenas 11 anos, ficam alvoroçadas com a mudança da garota para uma nova cidade.

2. O Grilo Feliz e os Insetos Gigantes

Essa é uma animação brasileira que conta a história de um grilo chamado Grilo Feliz, o qual luta para proteger sua comunidade de insetos gigantes. Dessa forma, o filme ensina sobre a importância do trabalho em equipe e a compaixão que devemos ter com o próximo.

3. Zootopia: Essa Cidade é o Bicho

Neste filme da Disney, uma coelha chamada Judy Hopps se torna policial e precisa superar preconceitos e estereótipos para solucionar um caso. A animação aborda questões de inclusão e igualdade, importantíssimo para ensinar os pequenos.

4. Extraordinário

Baseado no livro de mesmo nome, o filme narra a história de Auggie Pullman, um garoto com uma condição facial rara que enfrenta o desafio de se encaixar em uma nova escola. Além de promover e ensinar empatia devido a condição do menino, a obra também ensina o respeito às diferenças e o combate ao bullying.

5. Procurando Nemo

Esse é um dos filmes infantis mais populares e sabia que ele ensina sobre empatia? A animação conta a história do peixe-palhaço chamado Marlin que embarca em uma jornada para encontrar seu filho Nemo, que foi capturado por um mergulhador. O filme destaca a importância da família, a força da amizade e da união é valorizada.

6. Up: Altas Aventuras

“Up”é um dos filmes infantis mais emocionantes da Pixar. A obra mostra a aventura de um viúvo chamado Carl Fredricksen e seu amigo Russell, um jovem escoteiro. A animação fala sobre a superação de perdas e do valor das amizades inesperadas.

7. Matilda

Esse é um filme clássico exibido na Sessão da Tarde da TV Globo. Ele narra a história de Matilda, uma garota com habilidades especiais que se sente deslocada em seu ambiente. Na escola, ela utiliza seus poderes para proteger seus colegas dos abusos da diretora e, gradualmente, descobre seu propósito e seu papel no mundo ao seu redor.

Atualmente, a Netflix fez um remake do filme no formato musical. Confira o trailer abaixo.

8. O Bom Dinossauro

Nesta animação da Pixar, um dinossauro chamado Arlo faz amizade com um jovem humano chamado Spot enquanto eles enfrentam desafios e descobrem o verdadeiro significado da empatia e da coragem.

9. Como treinar seu Dragão

Em uma ilha Vikin, o jovem Soluço discorda das práticas sociais em relação aos dragões. Quando estabelece uma amizade com um dragão ferido, ele desencadeia transformações significativas na vida de sua comunidade. A animação ressalta que, quando demonstramos cuidado mútuo, somos capazes de realizar feitos grandiosos.

10. O Conto da Princesa Kaguya

Uma animação japonesa do Studio Ghibli baseada em um conto folclórico japonês. A história segue uma princesa que é encontrada dentro de um broto de bambu e explora temas como amizade, sacrifício e compreensão mútua.